Dezenove alunos com idade acima de 14 anos, iniciaram nesta quarta-feira (5), o curso de informática básica ofertado pelo Centro de Referência em Assistência Social. Para garantir uma melhor qualidade de aprendizagem, a Secretaria de Assistência Social equipou o laboratório de informática com notebooks dotados com Windows 11, a mais nova versão do sistema operacional.
O curso terá 80 horas de duração e está previsto para ser encerrado no dia 21 de março. Na sequência os alunos iniciam o curso de informática avançada.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social Rosilei Pereira Borges, acompanhada pelo prefeito Alexandre Borges de Oliveira, participou da aula inaugural. Para ela, a aquisição dos novos equipamentos é a realização de um sonho.
“Sempre tivemos o sonho de colocar em nosso laboratório de informática equipamentos de qualidade, que garantissem o conhecimento da realidade daquilo que os alunos vão enfrentar no mercado de trabalho”, disse a secretária.
“É muito importante a gente saber que um laboratório como este está à disposição da população”, disse o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.
De acordo com o prefeito, a proposta é democratizar o acesso às aulas de informática para toda a população. “Nada impede de a gente disponibilizar um laboratório como este em outros locais da cidade”, ressaltou.
A aluna Maria Eduarda de Oliveira Novaes buscou o curso de informática como forma de se qualificar. “Meu objetivo é me preparar, conhecer o mundo da informática para entrar no mercado de trabalho”, disse ela.
“Nós pretendemos atender com o que de mais moderno há no mercado para eles (os alunos) terem o mínimo de noção do que é preciso nas empresas e nas escolas, porque hoje, o que nós fazíamos nas bibliotecas eles fazem no computador”, disse o professor de informática Luiz Antônio Teixeira.
O laboratório do CRAS atende cerca de 80 alunos em três turnos.