O prefeito de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Kalil Baracat (MDB), seria reeleito com 56,2% dos votos, caso a eleição fosse hoje. É o que aponta a primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados na modalidade estimulada - quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem entre as alternativas.
Nesta quarta-feira (27), o jornal A Gazeta vai trazer a lista dos candidatos a vereador mais lembrados. Kalil representa a coligação Várzea Grande Melhor (MDB, Republicanos, PP, PDT, PRD, Novo, Agir, PSB, União, PSD e Federação PSDB/Cidadania). Ele tem como candidato a vice o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Tolares, o Pedrinho (União).
A distância em relação a principal candidata de oposição é de mais de 43 pontos percentuais. A advogada Flávia Moretti (PL), da coligação Sede Por Mudança (PL, Pode, DC e PRTB), aparece em 2º lugar com 12,7% da preferência dos várzea-grandenses.
Ela disputa com chapa pura, tendo o ex-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), como candidato a vice. A professora Liliane Borges (PT) da Federação Brasil da Esperança (PT,PV e PCdoB) é a terceira com 3,4%. Seu vice é Ricardo Batista (PCdoB).
O último colocado é Miltão do Psol com 0,8%. Ele tem o correligionário Pimenta (Psol) como vice. Já 7,4% disseram que não votam em nenhum e 19,5% não souberam ou não quiseram responder.
O Gazeta Dados também avaliou os candidatos na modalidade espontânea - quando os nomes não são apresentados. Kalil segue na frente com 31,1%, seguido por Moretti com 4,8%, Leliane 0.8%, e Miltão com 0,3%. 3,2% disseram que não votam em niguém e 59,8% não souberam ou não quiseram responder.
Gazeta Dados
A pesquisa foi realizada entre 20 a 23 de agosto e ouviu 800 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional de Várzea Grande. Foram feitos questionários em 182 bairros da capital.
A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base os dados de distribuição PNAD-IBGE e do TSE e TRE-MT 2024.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-08126/2024.
Características dos entrevistados
A pesquisa percorreu 87 bairros de oito regiões de Várzea Grande. Dos interrogados, 54% eram do sexo feminino e 46% do masculino. Quanto à escolaridade, 4,56% eram analfabetos, 34,9% tinham o fundamental completo ou incompleto, 42,82% possuíam o ensino médio incompleto ou completo e 17,72% com nível superior cursando ou incompleto.
Miltão é mais rejeitado na disputa em VG
Já em relação a rejeição dos candidatos, foi questionado aos entrevistados, dentre os candidatos a prefeito postos, em qual não votaria de jeito nenhum.
Nesta modalidade, o candidato do Psol Miltão lidera com 16,5%. Depois aparece o prefeito Kalil Baracat com 11,9% de rejeição. Já 10,3% disseram que não votariam em Flávia Moretti, e 9,9% não creditariam o seu voto na petista.
Sem 2º turno
Várzea Grande não terá segundo turno, já que a o município não tem 200 mil eleitores aptos a votarem, número mínimo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que uma cidade tenha dois turnos nas eleições.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade vizinha possui 190.951 mil eleitores. Ou seja, faltaram 9.049 mil para que o município se enquadrasse na regra sobre eleição com dois turnos.
Em Mato Grosso, apenas Cuiabá se esquadra no critério estabelecido. Em todo o Brasil, 100 municípios que se encaixam na regra, dentre os mais de 5,5 mil existentes.
Mín. 23° Máx. 40°