O Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso superou todas as expectativas ao atrair um público de mais de 10 mil pessoas durante três dias de intensa atividade. O evento, realizado no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, entre os dias 6 e 8 de agosto, destacou-se como um marco no calendário educacional e tecnológico do estado.
O torneio reuniu mais de 1.000 competidores em quatro modalidades de robótica, atraindo equipes de diversos estados, incluindo Acre, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Estudantes de 9 a 18 anos demonstraram suas habilidades em programação e construção de robôs, enfrentando desafios que testaram sua criatividade e capacidade técnica.
No dia 6 de agosto, 52 equipes da Rede Estadual de Ensino disputaram na modalidade Sumô de Robôs, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação. Já nos dias 7 e 8 de agosto, entrou em cena o Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season MT com 20 equipes na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), 10 na FIRST Tech Challenge (FTC) e 23 na FIRST Robotics Competition (FRC).
O espaço de 6 mil m² esteve aberto a todos os públicos e ofereceu atividades para crianças e adolescentes de todas as idades. Com jogos, fotografias interativas, muito calor humano e conhecimento, o festival marcou o final da temporada 23/24, e embora não fosse ranqueada, se tornou uma oportunidade para os competidores mostrarem todas as habilidades adquiridas durante o período.Evento recebeu ainda a visita de 24 escolas das redes pública e privada, com participação de cerca de três mil alunos, além de familiares e público em geral.
Felipe Lima, de 13 anos, integrante da equipe Alta Voltagem, finalista da modalidade FLL, compartilhou sua experiência na competição: "Participar do festival foi uma oportunidade única. A competição foi desafiadora, mas muito gratificante. Aprendemos muito com os outros times e saímos daqui mais motivados do que nunca. É incrível ver tantos jovens apaixonados por robótica". Essa foi a primeira vez que o jovem paulistano viajou de avião e também sua estreia em competições.
Estela Terzi, de 16 anos, natural de São João Del Rei, Minas Gerais, localizada a 1600 km de Cuiabá, competiu na modalidade FTC. Membro da equipe Atomiic, Estela estranhou o calor cuiabano, mas se sentiu em casa quando o assunto era tecnologia e robótica. "Estávamos muito felizes de vir para Cuiabá e poder testar mecanismos, projetos e fórmulas de apresentação. Participar do OFF Season foi uma experiência incrível!"
Adriana Andrade levou seu filho Arthur, de 9 anos, para visitar o evento. "Vim no primeiro dia, gostei muito, e por isso trouxe ele no terceiro dia. O evento não apenas ofereceu um espaço para aprendizado e diversão, mas também promoveu a inclusão e a educação tecnológica, incentivando crianças e adolescentes. Foi uma experiência maravilhosa! Parabéns aos organizadores!"
Confira os grandes vencedores do Festival Sesi de Robótica Etapa Off Season – Mato Grosso
Alexandres Serafim, superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), também comentou sobre o sucesso do festival: "Estamos extremamente satisfeitos com o resultado. O evento não proporcionou apenas uma plataforma para a demonstração de talentos, mas também destacou o compromisso das nossas instituições em promover a educação tecnológica e a inovação. Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para preparar nossos jovens para o futuro."
O Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e Serviço Social da Indústria (Sesi MT).
Texto: Viviane Saggin
Mín. 23° Máx. 40°