Israel ataca o Irã sem avisar aos Estados Unidos; país declara emergência A ação israelense contra o país vizinho escala o conflito no Oriente Médio
Israel ataca o Irã sem avisar aos Estados Unidos; país declara emergência A ação israelense contra o país vizinho escala o conflito no Oriente Médio
13/06/2025 às 07h55
Por: Redação
Compartilhe:
A Força Aérea de Israel realizou um ataque aéreo no Irã na madrugada de sexta-feira, 13 de junho (noite de quinta-feira (12/6), no Brasil), sem comunicar aos Estados Unidos. Moradores de Teerã, a capital iraniana, relataram nas redes sociais terem ouvido o barulho de explosões em áreas residenciais. A informação foi confirmada pela IRNA, agência de notícias estatal do país.
O ataque ocorre em um período de grande tensão entre os dois países, principalmente por causa do avanço do programa nuclear do Irã. Segundo o oficial das Forças de Defesa de Israel, o Irã teria urânio enriquecido em quantidade suficiente para produzir 15 bombas nucleares em poucos meses.
Veja as fotos
Reprodução/JIM LO SCALZO/EFE
Israel classificou a ação como “ataques preventivos”, e declarou estado de emergência. De acordo com o governo do país, o ataque mirou instalações nucleares, programa de mísseis e cientistas nucleares iranianos. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que trata-se de um momento “decisivo na história de Israel”, além de um movimento de autodefesa e também dos vizinhos árabes, como Líbano e Síria.
O espaço aéreo israelense foi fechado, e o país afirma estar preparado para retaliações. Por isso, apenas atividades essenciais estão liberadas, como hospitais. No Irã, todos os voos do aeroporto Imam Khomeini, na capital, foram suspensos.
A posição dos Estados Unidos
Os ataques acontecem em maio ao fracasso do governo liderado por Donald Trump em intermediar um acordo entre Israel e Irã. Na quarta-feira (11/6), o governo norte-americano autorizou a retirada de diplomatas do Iraque e saída voluntária de familiares de militares americanos do Oriente Médio, temendo o iminente ataque israelense.
Os EUA negaram participação na ação de Israel. De acordo com o posicionamento, o país, um dos principais aliados militares e econômicos norte-americanos, tomou a decisão por conta própria. Marco Rubio, Secretário de Estado dos Estados Unidos, se pronunciou logo após a ação:
“Esta noite, Israel tomou medidas unilaterais contra o Irã. Não estamos envolvidos em ataques contra o Irã e nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região. Israel nos informou que acredita que essa ação foi necessária para sua autodefesa. O Presidente Trump e o Governo tomaram todas as medidas necessárias para proteger nossas forças e permanecem em contato próximo com nossos parceiros regionais. Deixe-me ser claro: o Irã não deve ter como alvo interesses ou pessoal dos EUA”, disse o comunicado.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.