O Departamento de Estado Americano aprovou a venda militar ao governo da Argentina, envolvendo equipamentos e suporte para aeronaves F-16, incluindo elementos de logística e assistência ao programa, com custo estimado de US$ 941 milhões.
A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa enviou hoje a certificação necessária ao Congresso americano para notificação dessa possível venda.
O governo argentino solicitou a compra de equipamentos e serviços de suporte para 24 aeronaves Lockheed Martin F-16A/B Fighting Falcon Block 10/15, adquiridas por meio de transferência da Dinamarca.
Entre os itens solicitados estão 36 mísseis AIM-120C8 de médio alcance (AMRAAM), 102 bombas de uso geral MK-82 de 500 libras e 50 grupos de aletas MXU-650 para transformar bombas burras MK-82 em bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway II.
Esta venda proposta visa apoiar os objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, fortalecendo a segurança de um aliado importante, que desempenha um papel na estabilidade política e no progresso econômico da América do Sul.
Segundo o Departamento, com essa aquisição, a Argentina terá sua capacidade reforçada para lidar com ameaças atuais e futuras, possibilitando operações de defesa aérea, ataques ofensivos e suporte aéreo aproximado.
Com informações da Agência de Cooperação de Segurança de Defesa dos EUA
Mín. 23° Máx. 36°