Quem nunca, ao verificar o extrato da conta bancária, se deparou com um débito estranho, que não foi autorizado? Pois bem, esses débitos indevidos devem ser ressarcidos pelas instituições.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem o direito de receber a restituição o equivalente a duas vezes do que foi cobrado indevidamente. “Isso significa que, se você identificar qualquer desconto desconhecido ou não autorizado em seu extrato bancário, você deve exigir a devolução do valor em dobro”, enfatiza o diretor do Procon Pedro Paulo de Souza Marins.
Para evitar esse tipo de aborrecimento e pagar por algo que não foi acordado ou solicitado, o Procon de Campo Verde orienta que as pessoas devem analisar cuidadosamente e com frequência os extratos bancários e procurar os meios legais para reaver o valor debitado de forma irregular.
“É fundamental que todos os consumidores acompanhem regularmente seus extratos bancários”, orienta o diretor do Procon. “Recentemente, várias empresas, especialmente as de seguros, têm realizado descontos em contas bancárias, alegando tratar-se de seguros, previdência, vida, entre outros serviços que o consumidor não contratou”, alertou.
Ele orientou que, ao perceber a existência de débitos desconhecidos em sua conta bancária, o cliente deve procurar primeiramente a empresa para que ela faça a devolução dos valores de acordo com o que determina a Lei. Caso não haja um acordo, o consumidor deve procurar o Procon. “É seu direito ser informado e protegido contra cobranças indevidas”, frisa o diretor do Procon.
O Procon de Campo Verde está localizado na Avenida Arnaldo Eckert, 170, no bairro Campo Real II. Informações e orientações podem ser obtidas por meio do whatsApp (66) 99913-0748.