Entre o sábado (2) e o domingo (3) foram realizadas 100 cirurgias de pterígio por uma equipe de Cuiabá chefiada pelo médico oftalmologista Guilherme Valadares Gomes.
“São cirurgias que nunca houve em Campo Verde e que, graças a Deus, nós conseguimos trazer para a população”, destacou a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, lembrando que durante o ano foi realizado um mutirão de cirurgias de catarata.
“Além da entrega, do serviço que é muito importante para a família que aguarda, [tem]a vantagem de [as cirurgias]serem realizadas aqui em Campo Verde”, observou a vice-prefeita. “Antes teria que estar saindo de madrugada, indo para Rondonópolis. E agora nós preparamos uma estrutura com equipamentos, com profissionais, com médico especialista, no qual esses procedimentos, essas cirurgias estão sendo realizadas aqui”. Os pacientes atendidos tinham idade variada, sendo que a maioria era formada por idosos.
A estrutura preparada pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital Municipal Coração de Jesus, foi destacada pelo cirurgião Guilherme Valadares Gomes. “Uma estrutura completamente adequada, com tudo à disposição para a gente fazer os procedimentos e obtermos sucesso”, enfatizou.
As cirurgias, explicou o médico, foram realizadas utilizando a técnica ‘exérese de pterígio’, popularmente conhecida como “raspagem” e o tempo de recuperação dos pacientes varia de 15 a 20 dias.
Cada procedimento durou em média de 10 a 15 minutos para ser realizado, com os pacientes tendo sido liberados no mesmo dia. A ação teve também a participação do Instituto São Lucas, que administra do Hospital Municipal Coração de Jesus.
As cirurgias, conforme explicou a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, foram realizadas por meio do programa municipal Fila Zero e pelo programa estadual Mais Cirurgias MT Fila Zero, que têm como objetivo reduzir ao máximo o tempo de espera pelos procedimentos.
Marcos Suel de Paiva foi um dos pacientes atendidos durante o final de semana e se surpreendeu com tempo de espera, de apenas 7 meses. “Eu dei entrada no mês três e já liberou. Foi rápido”, observou ele.
“O atendimento foi nota 10, porque foi ligeiro. Eu cheguei às 7h00, às 7h15 já fui para a triagem e logo em seguida já fui para a cirurgia. Foi questão de pouco mais de uma hora. Foi rapidinho”, completou.
Mín. 23° Máx. 36°