Para o agronegócio brasileiro, tão importante quanto o setor intensificar seus esforços sustentáveis é ele reafirmar ao mercado externo as boas práticas que os produtores brasileiros já adotam, avalia Els Kamphof, diretora global do portfólio agro do Rabobank. O Brasil tem algumas das iniciativas de produção agrícola sustentável mais bem-sucedidas do mundo, mas, para a executiva, nem sempre a mensagem sobre essas iniciativas chega aos potenciais compradores dos produtos brasileiros no exterior.
Leia mais:
Especializado na oferta de crédito para o agro, o banco holandês tem em sua lista de clientes algumas das mais importantes multinacionais do setor. São empresas que, em escala global, participam ativamente das discussões sobre as práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente do agro brasileiro, mas também sobre os problemas que muitos importadores associam — ora com alguma razão, ora de forma distorcida ou mesmo injusta — à agropecuária nacional. Assim, as manifestações dessa clientela acabam funcionando como um termômetro do que se fala sobre o agro brasileiro nos fóruns internacionais.
Mín. 23° Máx. 36°