O Comitê de Política Monetária (Copom) inicia nesta terça-feira, 5, a reunião que vai definir a taxa básica de juros, a Selic. Amanhã, quarta-feira, deve anunciar uma nova elevação na Selic.
Após a alta de 0,25 na ultima reunião, o mercado agora prevê que o BC adote um tom mais agressivo para conter a desencoragem da inflação. O consenso do mercado é uma elevação de 0,50 ponto percentua...
Desde 2023, a Selic passou por cortes significativos, saindo de 13,75% para 10,50% em agosto. No entanto, o cenário mudou significativamente nos últimos meses. Agora, a previsão é que a Selic encerre o ano em 11,75%, o que implica dois aumentos de 0,50 ponto percentual nas últimas duas reuniões do ano.
O aperto monetário está ligado à piora das expectativas de inflação. Analistas consultados pelo Banco Central elevaram pela quinta semana consecutiva suas projeções de inflação para 2024. De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 4, o IPCA deve fechar o ano em 4,59%, uma alta de 0,04 ponto percentual em relação à previsão da semana anterior. A projeção supera o teto da meta, que tem um centro de 3% e uma margem de tolerância de até 4,5%.
Mín. 23° Máx. 36°