Terça, 08 de Julho de 2025
Publicidade

Novo livro de contos que navega pelo absurdo das situações cotidianas é lançado esta semana 

Nesta semana, acontece o lançamento de Golpe de Vista, o novo livro de contos de Eduardo Mahon. Dessa vez, a obra tem na capa arte digital assinada por Marcos Guinoza, de São Paulo, e apresenta duas dúzias de contos inéditos, curtos e inquietantes.

13/09/2024 às 07h53
Por: Redação
Compartilhe:
Novo livro de contos que navega pelo absurdo das situações cotidianas é lançado esta semana 

Narrando situações cotidianas que, repentinamente, tornam-se esdrúxulas, o escritor transita por gêneros limítrofes: estranho, absurdo, fantástico. O livro foi editado pela Carlini & Caniato Editorial e revisado por Cristina Campos.

O conto homônimo que dá título ao livro Golpe de Vista trata do infortúnio de Azeredo que, depois da separação, decide construir uma casa no condomínio nobre. Uma vez finalizada a obra, a personagem tem a impressão de que os cômodos sofrem bruscas alterações de tamanho e vivencia o tormento da incerteza. À reportagem, Mahon explica o conceito central da obra: “A modernidade não suporta o imprevisto. Mas a vida não segue modelos cartesianos e a literatura como expressão artística é repleta de dúvidas, alegrias e frustrações”.

Outros episódios insólitos chamam a atenção do leitor como, por exemplo a história de um edifício em que os apartamentos vão desaparecendo e os condôminos se veem acuados no térreo. Em Golpe de Vista, há contos que possivelmente despertem polêmicas porque desestabilizam a noção convencional de ética. Questionado sobre o aspecto social de alguns textos, contrários à onda do politicamente correto, o autor informa que “a perspectiva importa tanto quanto o tema e, por isso, a provocação suscita tanta análise ao longo do tempo. O eventual desconforto do leitor causa reflexão sobre a própria realidade”.

Golpe de Vista foi produzido em formato especial. O escritor informa que a escolha editorial proporciona não só durabilidade ao volume como conforto na leitura. “Trata-se de um livro para quem gosta de livros e, por isso, caprichamos tanto”. Para 2025, a editora Carlini e Caniato pretende produzir uma versão bilíngue inglês/português para circular fora do Brasil.

Mahon é advogado, foi presidente da Academia Mato-grossense de Letras, faz parte do Instituto Histórico e Geográfico, já foi selecionado pelo PNLD do Ministério da Educação e premiado em diversos editais públicos. Editou por 5 anos a Revista Literária Pixé e, mais recentemente, circulou por inúmeras escolas mato-grossenses com os 10 títulos da coleção Contos Estranhos. O próximo livro ele promete para daqui 3 anos: “Será um romance que estou amadurecendo há algum tempo”. O tema? Ele prefere manter em segredo.

 Título: Golpe de Vista
Autor: Eduardo Mahon

Gênero: Literatura/contos

Onde comprar: tantatinta.com.br/livro/golpe-de-vista

Valor de capa: R$ 86,00

Foto: Divulgação 

EM TEMPO

DUDU, COMO O CHAMO CARINHOSAMENTE É MEU AMIGO HÁ QUASE 20 ANOS. TENHO UM APREÇO IMENSO POR ELE, CLARISSE E SEUS TRIGÊMEOS QUE VI NASCER, E QUE JÁ SÃO MENINOS LINDOS, INTELIGENTES - QUASE PRE-ADOLESCENTES. IREI NO LANÇAMENTO  DO LIVRO HOJE, SEXTA, PARA POUCOS E BONS AMIGOS.
OBRIGADA PELA DEFERÊNCIA DO CONVITE, AMIGO! ADOOORO!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias